Que sejam Crianças as Crianças - por Mex Urtizberea

by - 17:30

''Que sejam crianças, não clientes de companhias telefônicas, nem vendedores de rosas em bares, ou estrelas descartáveis da televisão.

Crianças, não limpa-vidros nos semáforos, ou espólio de pais que se enfrentam, ou entregadores de cartõezinhos no metrô.

Que não sejam crianças soldados, as crianças.

Que sejam crianças as crianças, simplesmente. Que não sejam os habitantes de um reformatório.
Que não sejam costureiros em oficinas ilegais em nenhuma parte do mundo.

Que sejam crianças as crianças, e não alvos. 

Que não sejam os que pagam as culpas. Os que recebem os esporros. Os bombardeados por publicidade.

Que sejam crianças as crianças. Tão mimados quanto queiram. Tão infantis quanto queiram. Tão ingênuos quanto queiram. Que façam livremente suas criancices. Que se dediquem a serem crianças e não a qualquer outra coisa .

Que não sejam os que não brincam, os acusados por preocupações, os cobertos de atividades. Que sejam crianças as crianças e as deixem perguntar sem levantar a mão, formar filas tortas, carregar a Bandeira alguma vez, não por ser melhor aluno, sim por ser bom companheiro.

Que sejam crianças as crianças e não os incentivados em desmedida a consumir tudo o que lança o mercado.

Que sejam crianças as crianças, e não os que cheiram coca em uma esquina, ou fumam crack em outra, tão de ninguém, tão desprotegidos. Crianças, não nomes que têm que implorar para usar o sobrenome paterno ou pela pensão alimentícia.

Que sejam crianças as crianças. E que as crianças sejam o Intocável, que sejam a grande coincidência em qualquer discussão ideológica; que para eles trabalhem os economistas, os presidentes de todos os partidos, os jornalistas de todos os meios, os vizinhos de todas as quadras, os assistentes sociais de todos os municípios, os professores de todas as escolas.

Que sejam crianças as crianças. Que sejam crianças, não “o repetitivo” ou “o problemático” ou “o que nunca traz a tarefa”. Crianças, e não os que empurram o carrinho de picolé.

Que sejam crianças as crianças, simplesmente. Que exerçam em paz  o oficio de recém chegados. Que sejam chamados para trabalhar com a imaginação e com lápis de cor. Que os deixem ser crianças, tão crianças quanto queiram. E que as crianças sejam O Importante, que por eles cheguem à um acordo aqueles que nunca entram em acordo; que por eles se dirijam a palavra aqueles que nunca se falam, que por eles façam algo, os que nunca fazem nada.

Que sejam crianças as crianças e que não deixem de jogar bola.

Que sejam crianças em seu dia. Que sejam crianças todos os dias do ano.

Que sejam felizes as crianças, por serem crianças. Inocentes de tudo o que é herdado. '' 

- Mex Urtizberea



You May Also Like

0 comentários