Dia da Criança na Argentina

by - 19:48



Dia 21 de agosto foi o Dia das Crianças aqui na Argentina, o Dia del Niño. Hoje houve uma comemoração, da qual eu tive o prazer de participar e aproveito para mostrar para vocês e tocar num tema importante.

Eu gosto de falar de temas sérios aqui no blog, às vezes eu tenho um jeito meio mandão de fazer isso, o que pode me fazer parecer uma 'caga regra'. Longe de mim! Não venho aqui para dizer o que as pessoas devem ou não fazer, porém, eu sei que a maioria das leitoras são jovens, pré adolescentes. Eu já passei por essa fase, sei bem como é. Na maior parte dos casos, tudo o que se quer quando se é jovem é se encaixar, ser aceito, ser popular, chamar a atenção. E se você não ouve nada diferente disso, isso acaba se tornando um mau hábito. Péssimo hábito. E de tão comum, vira uma cultura. Uma cultura umbiguista / egoísta. Um bando de gente que só olha para o próprio umbigo, que só pensam em si próprios. Como isso acontece com a grande maioria, Eu, a autora desse blog semi abandonado, venho aqui falar o que suas colegas de escola não vão te falar, porque elas estão muito ocupadas tentando entrar para uma 'galera', ou fazendo dramas desnecessários por aí.

O mundo está uma merda. E isso não é um fenômeno natural. A causa disso é bem simples: falta de educação. Esse mooooonte de gente grosseira, de mau humor, de cara feia por aí, não é culpa do clima. Isso se chama falta de educação. E é horrível esbarrar com uma por aí, não é? E quando isso acontece, como você responde?

Você faz diferente? Ou paga na mesma moeda? Quantas vezes você já usou a desculpa do ''Todo mundo faz!'' para fazer uma coisa que você sabia que não deveria fazer. Ou pior, quantas vezes você já deixou de fazer algo que deveria porque ''Ninguém faz nada mesmo!''.

Quando você tira os olhos do seu umbigo, você percebe que tem um monte de gente por aí precisando de ajuda. E você vê isso nas ruas, nos jornais, mas não leva a sério, porque ''é só mais uma notícia, é só mais um mendigo, é mais uma criança pedindo moedas do sinal. Fazem parte do cotidiano. Sempre aconteceu. O que é que eu posso fazer? A culpa é do governo!''. O vereador, prefeito, deputado, governador, senador, presidente ladrão, não teve o caráter corrompido quando chegou no poder. Aqui também não acontece um fenômeno da natureza de Brasília. Ele já tinha um caráter corruptível antes de chegar lá. Por que isso vem de casa. Isso vem de cada um de nós. O senado está cheio com alguns dos muitos, muuuuitos umbiguistas que existem por aí.

E você não pode falar nada, nem chamá-los de ''Políticos Ladrões'' se você faz o mesmo que eles, quando pensa somente num próprio benefício, doa à quem doer. E você não pode reclamar que esse mundo é um caos, se você não faz nada para mudar. Quando você responde uma grosseria com outra grosseria, você só está fazendo com que essa cultura perdure.

Então seja diferente dos outros. Faça diferente. Ao invés de procurar uma desculpa para explicar um problema, ajude à resolvê-lo. Quando ver algum dos milhões de pessoas por aí que precisam de ajuda, não jogue a culpa no governo. Ajude! Porque eu tenho certeza que algumas dessas pessoas passam por você todos os dias. E você não precisa dar uma casa, um carro e tudo o que tem na poupança para ajudá-la.

Hoje eu tive o prazer de participar dessa festa de Dia da Criança no bairro La Ribera, aqui em Rosario. Um bairro pobre, repleto de crianças que precisam levantar cedo todos os dias para trabalhar, para que suas famílias tenham o que comer. A festa foi organizada por um grupo de estudantes de medicina, que estão sempre visitando esse e outros bairros carentes com ações básicas de promoção de saúde, e no Dia del Niño, com festa. A realidade dessas pessoas não foi mudada hoje. Mas foi melhorada. Porque essa gente sabe um pouco mais sobre como cuidar da própria saúde, essas crianças hoje viveram como crianças, e todos eles se sentem um pouco menos esquecidos pelo mundo. O mundo não foi mudado hoje, mas o dia dessas pessoas foi, e a forma como elas se sentem também.

Esse é mais um bairro afastado, do qual quem vive no conforto de um trabalho bem remunerado, com carteira assinada e todos os demais direitos cumpridos, que retorna para um lar confortável no final do dia, não lembra que existe. E lá vivem muitas pessoas, que foram afastadas de seus direitos também.

Olhe ao redor e veja que TODOS OS DIAS você tem a oportunidade de fazer algo bom por alguém. Alguém que precise muito, alguém que precise de algo simples, que está ao seu alcance. A história da 'Gentileza gerando Gentileza' acontece porque o mundo muda com exemplos, não com opiniões e discursos bem feitos. Porque se isso fosse o suficiente, bastaria uma só campanha eleitoral para que todos os problemas fossem resolvidos.

Seu choro por realidades escancaradas nos jornais não muda nada. Seu mau humor também não resolve problema nenhum. Mas algumas coisas podem ser resolvidas se você se levantar e fizer algo útil para isso, se você fizer diferente. Procure ser uma pessoa melhor, trabalhe para nisso. E leve isso adiante. Incentive as pessoas ao seu redor. Espalhe coisas boas, gere sorrisos, seja bondoso sem esperar que os outros lhe dêem motivo para isso. Antes de responder à uma ignorância com outra ignorância, lembre-se: ''Olho por olho só vai deixar o mundo cego!''.

















Deixo aqui um texto muito interessante, escrito por um músico argentino, dedicado à todas as crianças, incluso à aquelas que não podem viver como tal:


You May Also Like

0 comentários