A Grande Diferença Entre Moda e Estilo

by - 14:13


Não vamos falar sobre Moda. Apesar desse ser o nome da tag. Vamos falar sobre algo muito maior que ela. Algo que a supera. Que prevalece em todas as estações do ano. O Estilo.

Vocês com certeza já ouviram aquela famosa frase de Gabrielle Bonheur:  La moda passa, lo stile resta!  -  A moda passa, o estilo permanece. 

Moda é aquilo que nas revistas aparece titulada de ''Tendencia'', é aquilo que a gente vê nas passarelas das semanas de moda. Que assim como as modelos que as trazem, vem e vão embora. O Estilo é o que nós vemos no backstage, na mente de quem cria o que se desfila, às vezes personificado em algo ou alguém que o inspirou. O Estilo é muito mais que uma tendencia porque é mais profundo. Não é só o que se veste. É a essência de quem veste. É a expressão de cada traço da personalidade. É o jeito de ser. É o que se pensa e o que se quer. 

Enquanto a moda é uma entidade limitada, cheia de ''vais e vens'', depende da estação do ano, depende do ano, depende dos outros, o Estilo persevera por décadas. E ainda quando usa a moda como ferramenta, tem seu toque próprio. O estilo vive por séculos e não sai de moda nunca. O Estilo é seu. É único, é a sua marca, pela qual você é lembrada. É o que te caracteriza. É o que faz de você você! Pode ser definido ou não. Uma pessoa pode se encaixar em um estilo determinado, por exemplo clássico, minimalista, exótico, extravagante, sofisticado, moderno, inusitado; pode ter seu próprio estilo;  assim como também pode ser aquela pessoa que cruza diferentes estilos diariamente, sem deixar de parecer ela mesma. Em tudo tem o toque dela alí. 

Sabe quando você vê um quadro ou uma decoração e pensa: Nossa, isso é a cara da fulana!  Então... é porque a fulana tem estilo. O Estilo é uma forma de ser. Se manifesta em diferentes ambitos, nos modos, na decoração da casa, no perfume, nos hábitos. É a obra de arte de cada um. É a forma de se viver. 

Na minha adolescencia eu me converti em uma fã das revistas de moda. Adorava acompanhar as tendências de cada temporada. Com o passar dos anos passei a ser mais atraída pelas matérias de estilo. Hoje em dia, particularmente, acho a ideia da moda bastante cansativa. É cansativo ver todo mundo usando a mesma coisa. É se limitar muito, desprezar a oportunidade de se inspirar e criar. É como abrir mão de ser você mesmo. Eu ainda gosto de ver o que anda passando pelas passarelas e vibro com algumas tendencias. Mas isso é algo completamente opcional.

Na escada de estilo da vida, o das parisienses, conhecido como French Girl Style (aka Jane Birkin Culture), deve estar lá no topo. É um ótimo exemplo de estilo que não morre nunca e continua ganhando atenção no street style das revistas mais importantes. Combinações inusitadas, double jeans, vestidinho com botas over-the-knees, camisa masculina desabotoada e shorts, make super natural, cabelo bagunçado com a clássica (e linda) franjinha francesa. 

Como bem disse a ''fundadora'' do French Girl Style: Meu look é um coquetel. Eu não estou perfeitamente arrumada como uma francesa, mas não me importo como a inglesa!  

Quem diria que essa frase ia acabar definindo o estilo das francesas e não das inglesas. 




A edição de fevereiro da Vogue Latina surpreendeu ao mostrar um estilo que eu não conhecia e que me deixou fascinada. Uma entrevista com a argentina Delfina Blaquier contando como, juntamente com suas sócias, criou a marca Àcheval Pampa, ''inspirada no estilo dos gaúchos (sul de Argentina, Uruguay e Brasil), nos cavalos. É elegante e simples''.  





Já há tempos eu queria ter feito esse post. E confesso que o estilo é o que me mantém, já que muitas vezes a correria não me deixa nem mesmo lembrar que a Vogue existe. Gosto de encarar o estilo como uma tela em branco e um milhão de tintas nas mãos. Dá para você criar o que quiser. A roupa é só um pequeno reflexo.

Acompanhe no instagram::  @CamiloDebbie
besos, besos!

You May Also Like

0 comentários