Dicas Para Estudar Melhor

by - 20:38


O que eu faço quando desapareço do blog? Viajo? Happy Hour com os amigos? Bato perna no shopping? - Não! Estudo mesmo!  Se eu sumi daqui, podem ter certeza que é porque a faculdade está sugando cada segundo do meu precioso sono.

Pra quem não acompanha o blog e despencou aqui desesperadamente, porque sentou pra estudar e de repende a lagartixa branca na parece ficou mais interessante que qualquer coisa no seu livro... e, e, e agora você lembrou que tem que colocar água pro coitado do cachorro, e arrumar seu guarda-roupas que faz 3 meses que você não arruma, e checar o noticiário pra ver à que pé anda o conflito na Síria... Bom pra você que não acompanha o TQGA, yo soy Debbie, amigas. Estudante do segundo ano de Medicina, com olheiras provenientes de inúmeras madrugadas regadas à Fisiologia e Anatomia.

Continuando a maratona do 'Espalhe coisas boas por aí...', vamos começar esse post de utilidade pública, com dicas testadas e aprovadas por essa pessoa que, assim como você, às vezes prefere contar grãos de arroz à ter que estudar.

1ª  -   Incentivo 


Comprar uma mansão de 6 milhões de dólares aos 18 anos deve ter sido lindo pra Kylie Jenner. Mas eu acho que você não é a Kylie, ou não estaria aqui lendo esse post. Aliás  a bonitona aí, se formou no colégio sem nem ir às aulas. O que não é nosso caso. Ficou claro!

Do céu só caem duas coisas: Chuva e caca de pombo. Que seu maior incentivo para avançar seja não querer estar pra sempre no lugar onde você está hoje. Isso é o básico do básico. É como diz o G-eazy:  "I just wanna stay broke forever," that's that shit no one ever said!


2ª  -   Tenha um objetivo

Tenha um objetivo. E 'Ser Rica!' não é um objetivo.  Descubra o que você quer ser, o que você quer estar vivendo em 10 anos, o que vai te levar até lá. Como eu disse, nada cai do céu. Pra conseguir o que se almeja leva tempo e paciência, que não são coisas fáceis de se aguentar, a não ser que você esteja fazendo algo que goste. Descubra o que mais tem a ver com você, o que faz você feliz profissionalmente e entenda que as coisas só dão certo com muito esforço e dedicação, então DEDIQUE-SE INTEIRAMENTE. 

O segredo é fazer o que você ama, seja medicina, engenharia, direito, nutrição, moda... O tempo passa mais rápido quando se faz o que se gosta. E qualquer, QUALQUER profissão é frustrante quando não é a que você ama. Ninguém é feliz fazendo algo que não quer / não gosta de fazer. 


3ª   -   Silêncio

Agora que você já entendeu que você PRECISA estudar (seja qual for sua área), vamos às dicas para melhorar seu aprendizado. 

Eu já vi gente estudando de cabeça pra baixo, mas nunca ouvi ninguém dizer que consegue estudar no meio do barulho. Não dá pra estudar com telefone tocando, mãe chamando, irmã batendo papo no telefone. Procure o lugar mais silencioso possível. 

Um exemplo, eu moro num edifício. Tem gente conversando no corredor quase o tempo todo e isso me atrapalha. Numa situação assim eu custumo ligar música bem baixinho e assim tira minha atenção do barulho que vem lá de fora. 

Tem gente que não consegue estudar nem com barulho de música. Pra quem consegue, o segredo está no idioma. Enquanto estiver estudando escute músicas num idioma diferente do que você está lendo, assim não vai se confundir. 


4ª   -   Intervalos

Já foi provado cientificamente que depois de 50 minutos de estudo, sua produtividade começa à cair. O ideal é que a cada 30/40 minutos você faça uma pausa de 10/15 minutos. Levante, caminhe, coma alguma coisa. 

5ª   -   ... por falar em Comer...

Engana-se quem pensa que ficar sentado estudando não gasta energia. Gasta sim, e gasta muitooo!  E como diz minha mãe: ''Saco vazio não para em pé! Nem sentado!''. Procure manter a alimentação adequada, rica em vitaminas e ômega 3, que melhoram o desempenho do cerébro. Deixe sempre um chocolatinho ali à mão, que é pra recuperar as energias.


6ª   -   Cores

Há tempos atrás saiu um estudo comprovando que nosso cérebro retém melhor a informação visual quando essa é mais colorida.  Quando for grifar o texto, use marcadores de várias cores.


7ª   -   Use tudo à seu favor

Leia, releia, resuma, grife, desenhe, faça gráficos e mapas mentais. Na hora de estudar, todos nos tornamos verdadeiros Van Gogh's. O Mapa Mental em especial é uma super ajuda, investigue. 


8ª  -   Raciocine ao invés de Memorizar

As chances de você esquecer algo que guardou como memória, são infinitamente maiores do que as chances de você esquecer algo que realmente aprendeu. Seja qual for o tema, procure entender o processo, aplicá-lo à situações, entender como funciona. RACIOCINE! 


9ª   -   Descanse!

A última e mais importante das dicas. Todo mundo tem um amigo ou um parente que está prestando concurso ou fazendo vestibular. Geralmente essas pessoas costumam passar meses trancafiados dentro de suas casas, com a cara pregada nos livros. Gentinha linda, NÃO ADIANTA estudar cansado, estressado e com sono. NÃO ADIANTA NADA.

Relaxe, cuide da saúde, escute suas músicas, veja um filme, saia no fim de semana, faça caminhadas pela manhã. Quanto mais relaxada sua mente estiver, melhor será seu rendimento. 


Aproveitem as dicas, contem nos comentários o que você estuda e quais são suas técnicas infalíveis para melhorar o desempenho nessas horas.
Não se esqueça de seguir no instagram: @camilodebbie
xoxo'

You May Also Like

4 comentários

  1. Adorei Déb, otimas dicas <3 só falta eu ter vergonha na cara e colocar elas em pratica kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, mas a pior tática para mim é raciocinar quando se trata de física, química e matemática. Quando vejo cálculos meus neurônios se escondem... Só pode! kkkkk

    Beijos,
    www.gabydahmercom/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, pra matemática e física só existe uma tática: Rezar! rsrs ♥

      Excluir