Falando sobre Saúde Íntima

by - 10:56



Hello, amadas! Já há tempos eu venho querendo fazer um post para falar de Saúde Íntima. É um tema muito importante, rodeado por mitos e equivocos que as pessoas insistem em levar adiante. Não vamos entrar no tema Anticoncepcionais aqui, porque esse é um tema que deve ser discutido com seu médico e não em páginas na internet.

O índice de mulheres que sofrem de infecções do trato genitourinário é bem mais allto do que imaginam. Nós somos as maiores vítimas nesse assunto. Todas as mulheres já sofreram ou vão sofrer de algum tipo de infecção genitourinária ao longo de suas vidas. É sobre isso que nós vamos falar aqui, vamos esclarecer alguns ''mitos'' e falar sobre os maus hábitos e a forma correta de cuidar da saúde íntima e prevenir as principais doenças.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a principal causa de infecções urinárias e vaginais não é a falta de higiene, mas sim a higiene em excesso. As mulheres mais obssesivas com a higiene íntima, que lavam mais de 3 vezes ao dia, fazem uso de perfumes e desodorantes íntimos são mais propensas a sofrer infecções que as que não se preocupam muito com isso. Isso porque existe uma coisa chamada Flora Vaginal, que seriam as bactérias necesárias para proteger e manter o ph e o estado adequado dessa região. Quando fazemos uso excessivo de duchas, sabonetes e produtos inadequados, acabamos ''varrendo'' essas bactérias que nos protegem, permitindo a proliferação de outros tipos de bactérias que não deveriam estar alí.

A higiene incorreta também é outra causa conhecida. Lembra quando sua mãe te dizia que a forma correta de limpar-se com o papel é de frente para trás. Exato! Por razões óbvias. Ao limpar de trás para frente, arrastamos bactérias da zona anal que também não deveriam entrar em contato com a zona vaginal. Outro fator que faz com que essas bactérias se espalhem por aí é a umidade. Em determinadas épocas do ciclo, temos um fluxo maior de corrimento normal. Mas ao contrário do que dizem, os protetores diários não são a solução para isso. Esses são feitos de algodão, as propagandas já dizem que ''protegem durante todo o dia'', na verdade o que eles fazem é absorver esse corrimento e manter a umidade no local. O melhor para esses dias é o papel higiénico dobradinho, sem aroma de flores, lavanda, pétalas de rosa, cores e desenhos.

E por falar em corrimento:  O corrimento normal é aquele sem cor e sem cheiro. O corrimento com odor fétido, cor amarelada ou esverdeada, acompanhado por coceira e vermelhidão na vulva indica Vaginose Bacteriana. Essa infecção é causada pela alteração do ph vaginal, por isso é mais comum que apareça nos dias que seguem a menstruação, quando o descenso do sangue deixa o meio mais básico que o normal. As principais causas são a higiene excesiva com excesso de duchas intravaginais e a variedade de parceiros sexuais em relações desprotegidas.

Quando o corrimento é sem odor, aumentado e acompanhado por coceira, indica Candidíase. Essa é causada pela proliferação de um tipo de fungos. Pode surgir pelo excesso de higiene, relações sexuais desprotegidas e altas taxas de açúcar no sangue, dado que esse fungo se alimenta disso. Mulheres diabéticas são propensas a sofrer de Candidíase.

Vale lembrar que nem todas as Infecções Vaginais são doenças de transmissão exclusivamente sexual. A Vaginose e a Candidíase por exemplo, na maioria dos casos ocorrem pela higiene mal feita, e no caso da Candidíase, pela diabetes.

Qualquer alteração no corrimento vaginal, seja por aumento, cor ou cheiro, já é um bom motivo para marcar a consulta com um ginecologista e avaliar o problema. GINECOLOGISTA. Consultar com o farmacêutico não vai adiantar e pode até piorar a situação.


Outro ponto para ficar de olho é a Dor nos períodos menstruais. A dor moderada, que passa com medicamentos é normal.  A dor intensa, que não responde à medicamentos pode ser indicador de algum outro problema e deve ser motivo de consulta com seu médico.

Existe uma doença chamada Endometriose que surge quando parte do endométrio que deveria descer na menstruação acaba sendo aspirado pelas tubas e caindo na cavidade abdominal. As causas ainda são desconhecidas, o principal sintoma é justamente a dor intensa no período pré menstrual e menstrual. Manter uma rotina de exercícios e uma dieta saudável e equilibrada é a melhor maneira de atenuar os sintomas e os fatores agravantes.


Participem nos comentários e conte-nos quais temas vocês gostariam de ver na tag Saúde. 
Acompanhe no Instagram: @CamiloDebbie
besos, muchachas!  ♥


You May Also Like

2 comentários

  1. Parabéns por divulgar informações tão importantes!

    http://www.aiecharme.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Quando o assunto é saúde íntima devemos nos cuidar.
    Beijos

    http://monasecretsblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir