Sobre términos e amor próprio..

by - 19:50



... Então eu me dei conta que para o nome desse blog ser sujestivo, ta faltando tema! Algumas garotas amam moda, dicas de beleza, música, algumas amam viajar, outras amam receitinhas rápidas para fazer em casa, algumas amam comer, outras amam dietas ushauhsaus... O que todas as garotas que leêm esse blog tem em comum? Todas Amam! 

Essa semana eu recebi um email (eu amo quando vocês me mandam emails) de uma leitora. Vou resumir a história dela porque o negócio é longooo... A Roberta me mandou um email contando que namorava um cara à 5 meses e resolveu terminar. E mesmo que a decisão tenha partido dela, mesmo que ele tenha ido atrás dela, ela está sofrendo pra car@lh*, disse que sente falta do cara, que todo dia pensa em voltar com ele, mas ela  mesma não acha que é uma boa idéia, mesmo que ela 'queira muito'.

Vocês avaliem a situação da pessoa: Termina com o cara, ai o cara vai atrás pra voltar, ela sente falta, ela gosta do cara, esta sofrendo ... O que você deve estar pensando nesse momento é: UAI, ENTÃO VOLTA! ... no caso essa parece a coisa mais racional à se fazer, mas o que acontece é que quando se mistura duas pessoas + romance... ah queridas, não adianta tentar fazer a cientista!  Nada é racional, nem lógico quando se trata de relacionamentos.

Por isso eu evito falar disso aqui no blog. O que faz com que eu me pergunte, porque você mandou esse email pra mim, querida Roberta?? Mas, ok! Eu não entendi porque eu, mas me dispertou o interesse em fazer um post.

Porque quando a gente começa um relacionamento tudo é lindo. É aquele clima de novidade, você conhece o cara, ele ri das suas bobeiras, você ri das bobeiras dele, quer passar o dia todo com ele, você só vê as coisas boas nele, você ama o jeito como ele se veste (mesmo se o cara for uma versão masculina da Helena Bonham Carter) você não quer mudar nada nele, enfim, todos vomitando arco iris. Isso no início... Mas as coisas são de um jeito hoje, são do mesmo jeito amanhã, mas não necessariamente serão do mesmo jeito depois de amanhã!

No início não tem ninguém desgastado por briguinhas, por ciuminho, por ex-namoradas infernizando, por amigas mentalizando inveja, por amigos chamando o cara pra putaria... Até que essas coisas começam à surgir. Ai provavelmente você primeiro vai tentar resolver tudo com longas conversas, vai se ajeitando, impondo limites, fazendo acordos... Até que às vezes chega num ponto que você entende que, nem um tratado à nivel do tratado de versalhes pode dar jeito no negócio.

Então você tem duas saídas: A primeira é ir empurrando o relacionamento com a barriga por amor ou puro apego, coisa que eu acho bastante deprimente, mesmo que seja por amor, porque né... Se os dois estivessem dispostos à fazer dar certo, nenhum dos dois estaria sofrendo; e se é você que está ai empurrando com a barriga, provavelmente é porque é você quem está disposta à fazer dar certo sozinha. Para você eu deixo isso aqui:

Reflitam!!

A segunda saída é quando você tem consciência de que o mundo é bem grande e cheio de opções. E que mesmo você amando o cara, você se ama mais. Aí você não merece só palmas, merece o Tocantins inteiro!
Você não contou o que o boy tem de errado Roberta, mas para pra pensar aí... O que que te levou à dizer: 'Chega!'... A gente sabe que fica bobo e irracional quando ama, mas para pra pensar: Você terminou com ele num surto de raiva ou num surto de consciencia? Presta atenção também se ele está te procurando disposto à fazer dar certo, disposto à mudar, ou se ele está disposto é à continuar do mesmo jeito, levando você na conversa. É muito conveniente pra um cara ter uma namorada fazendo de tudo por ele, e ele fazendo tudo o que quer com ela.

Mesmo que seu amor próprio seja forte, que você tenha plena consciência de que esse é um relacionamento sem futuro e é impossível vocês dois darem certo... isso não significa que você não vai sentir falta dele. Porque como diz Ritinha Lee: 'O amor nos torna patéticos!'...  e é impossível você ficar com um cara por muito tempo (muito tempo tipo, pelo menos 1 mês) e não se apegar. Você vai ter coisas dele guardadas, memórias, amigos e parentes dele trombando com você na rua...

As vezes o cara é um idiota, sem graça, um p#t@ pão duro, mentiroso, sem futuro, egoísta, às vezes o cara te traiu... e mesmo assim, quando você resolver terminar, você vai automaticamente, se lembrar só das partes boas da relação de vocês. Isso é sem explicação, tipo um fenômeno sobrenatural! Foi você que deu o chute, mas você continua repassando a história toda na sua cabeça, e se perguntando se não tem jeito mesmo.

Essas dúvidas são efeitos do tempo que vocês passaram juntos, e não quer dizer que ele é o amor da sua vida, que você nunca vai amar alguém como amou ele, e que você vai morrer amando ele. Não farás tempestade em copo d'agua! Todo mundo já sofreu, sofre, ou vai sofrer por amor um dia. E curtir uma fossa de vez em quando é até bom. Não no exato momento que você está nela, mas com o tempo você vai ver, que é melhor que ser fria e vazia de emoções. Não há nada nesse mundo pior que gente apática. O ser humano foi feito pra sentir, seja amor ou ódio, alegria ou tristeza. É só lembrar que tirando Alegria, tudo tem limite.

Não tem o que fazer, não tem como dar um final feliz pra um relacionamento sem futuro. Chega uma hora que a gente não aguenta mais. Você percebe que seria o máximo se pudesse mudar uma coisinha ali e outra aqui naquela pessoa, mas ela não está disposta à mudar por você. E será que vale à pena, mudar sua vida por uma pessoa que não quer mudar nada por você?

Essa é a hora de escolher se amar mais. Escolher seguir em frente, afinal a vida é isso aí. É ir tentando, tentando, tentando... até que você acha alguém que pode até não ser perfeito pra você, mas ta disposto à fazer de tudo pra ser. E isso já é O Motivo pra você gostar de um alguém... Ele gostar de você.

Carlos Drummond de Andrade que me perdoe, mas eu sempre achei ridículo e deprimente aquele poeminha: João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém...  Eu acho que João amar a Teresa, já é um bom motivo pra Teresa pelo menos gostar do João... E Raimundo amar a Maria, já é um bom motivo pra Teresa nem querer algo com o Raimundo, não é não?! ...

Agora cuidado a gente tem que tomar é com essas Lili egoístas da vida, que não ama e nem quer amar ninguém, mas quer ser amado por todo mundo.

@debbieacastro

You May Also Like

1 comentários

  1. Bom dia Débora.
    Sobre términos e amor próprio!
    Um assunto chato de se lidar, principalmente quando é conosco.
    É verdade e dar opinião nunca dar certo, pois geralmente a pessoa já tem a sua decidida, apenas pede por comiseração de se própria.
    Eu não dou muito certo para este tipo de resposta, mas se é para comentar o faço unicamente para este fim e sei qual será o destino desta pessoa, e é lógico que vai receber de volta o cujo.
    Grata por compartilhar um tema bastante polêmico e me indique mais vezes, pois adoro comentar certos assuntos desde que não seja eu...
    Desejando um maravilhoso dia.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir