Como O Exercício Atua No Cérebro E Na Mente

by - 11:20



Quando vamos ao médico, independente do motivo, sempre ouvimos a pergunta: Pratica exercícios físicos?  Todos nós conhecemos os benefícios estéticos do esporte, que ele nos ajuda a controlar o peso, sua importancia para o coração.

Pergunte à uma pessoa que mantem uma rotina esportiva, porque ela decidiu fazê-lo e você vai escutar uma dessas 3 resposta:  1- Porque eu quero emagrecer/ganhar múculos/afinar minha cintura. 2- Porque o médico mandou. 3- Porque faz com que eu me sinta bem.

Esse bem estar que a prática esportiva nos proporciona tem toda uma explicação científica e é de uma dimensão que você nem pode imaginar.

O Cérebro é o orgão mais importante e fascinante que temos. O próprio corpo reconhece sua importancia. Por exemplo, quando temos uma perda importante de sangue, o organismo dimunui o fluxo sanguíneo de outros orgão para que o cérebro não seja afetado, ou em último caso, seja o menos afetado. Com razão! Já que é ele que controla todos os nossos sentidos, nossa vida, quem somos e como nos relacionamos com o mundo.

Ao mesmo tempo em que controla tudo isso, ele também é afetado pelo exterior. Nossas experiências, nosso entorno, nosso estilo de vida afetam diretamente nossa mente e nosso cérebro (a níveis físicos e psicológicos). Muitos fatores podem alterar, influenciar ou até mesmo determinar o funcionamento neurológico e este, por sua vez, vai determinar o funcionamento do nosso corpo.

O Esporte é um desses fatores. Durante uma atividade física o organismo libera uma maior quantidade de Serotonina, um neurotransmissor que promove sensação de bem estar, satisfação e até alegria. Também aumenta a liberação de Dopamina que é outro neurotransmissor e é responsável pela sensação de prazer, motivação, criatividade, extroversão, otimismo, memória e satisfação.

Outros moduladores liberados são o GABA e o Glutamato. Esses dois têm seus niveis diminuidos em pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, e o exercício físico estimula a via metabólica responsável pela produção.

Além de aumentar a produção de substâncias que promovem a sensação de bem estar, estudos mostraram que a atividade física estimula a produção de uma uma enzima que ajuda a eliminar do corpo substancias relacionadas ao estrés.

Outros estudos científicos mostraram que pessoas que praticam esportes regularmente apresentavam mais conexões entre  gânglios basais e hipocampo, melhorando a capacidade cognitiva, e também entre diferentes regiões do cérebro e córtex frontal (responsável pela toma de decisões, planejamento, atenção).

Quer potencializar todos esses efeitos? Combine o esporte com outros fatores que promovam o bem estar, como música e ar livre.

Vale a pena, não é?
Siga no instagram: @CamiloDebbie



You May Also Like

0 comentários