O Manifesto

by - 13:33



O significado da palavra Amadurecer (figurado) é: Tornar-se experiente, comedido, moderado com o tempo.  Quando somos crianças somos indissociáveis do meio e dos demais. Quer dizer que não vemos o mundo ou outros como alheios, separados de nós. E consequentemente não sabemos que o outro é provido de outros desejos, por isso é impossível colocá-los antes dos nossos próprios desejos ou fazer concessões.

Os anos vão passando e nós vamos aprendendo (ou pelo menos deveríamos aprender) que o outro não é uma extensão nossa. Que o outro não é operário na minha fábrica de expectativas e ânsias. Aprendemos o significado de egoísmo, de dividir e de amadurecer.

Porém, ao mesmo tempo, a vida, os filmes, as novelas pintam as relações / o amor, assim como pintam as mesas de café da manhã, o famoso ''perdi o apetite'' depois de um pedacinho de queijo branco, e a agudez agonizante na falta de talento para o canto: de uma forma exagerada. Fazem parecer que o amor é essa coisa arrebatadora, louca, intensa, que deve ser defendida dos vilões e estar repleta de discussões fervorosas, regadas com muitas lágrimas, gritos, portas batendo e frases FEITAS.

Quando estamos formando nossa personalidade estamos recebendo uma chuva de exemplos como esse e assim vamos crescendo, acreditando que tudo isso é, não apenas normal, mas uma referência. Um critério. O amor é uma coisa arrebatadora. E todos nós queremos ser arrebatados por ele. E o pior é que a gente também acredita que o ''verdadeiro amor'', esse que cai do céu, resiste à todo este ''arrebatamento''.

O mundo cria essa expectativa em nós e nos ensina a vivê-la. Tem um trecho, bastante interessante do livro Garota Exemplar que diz:

''Não sei se somos realmente humanos neste momento, aqueles, que somos como a maioria de nós, que cresceram com TV e filmes e agora a internet. Se somos traídos, temos as palavras para dizer; Quando um ente querido morre, nós já conhecemos as palavras para dizer. Se queremos bancar o idiota ou o tolo, sabemos as palavras para dizer. Todos estamos trabalhando a partir do mesmo script.

É uma era muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, ao invés de uma coleção de traços de personalidade selecionados de um leque infinito de personagens.

E se todos nós somos atores, não pode haver uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas.

Chegou ao ponto em que parece que nada importa, porque eu não sou uma pessoa real e o outro tampouco é.''

O que o mundo não ensina é como lidar com a frustração e a decadência para a qual isso nos direciona. Conforme vamos amadurecendo, de verdade, e se o fazemos bem, percebemos que nem o amor nem nós mesmos somos capazes de resistir a tanto arrebatamento. Que as demais frustrações e pancadas (inevitáveis) que a vida dá já saturam nosso espírito, e que nós não precisamos de um coração em pó de cacos para acompanhar.

Que não soe como desilusão. Acredito que o amor, assim como a felicidade, não são ''encontrados'', mas sim construídos. Acredito que a oportunidade de amar sim, caia diretamente do céu como um presente para nós. Gosto daquela frase que diz: ''Amar é dar ao outro a paz que o mundo tira!''. Quando crescemos emocionalmente, isso é tudo o que procuramos. Menos confusão, mais bate papo, menos brigas, mais tardes de filme e pizza, menos drama, mais companheirismo, menos joguinhos, mais risadas, menos bate-boca, mais beijos, beijos,beijos, beijos, beijos...

E que também não soe utópico. Amar em si é um exercício. Que nem todos estão aptos à praticar. Mas nunca é tarde para aprender.


Instagram: @CamiloDebbie

You May Also Like

0 comentários