Quero Cursar Medicina!

by - 09:43


Dos mesmos criadores de ''Coisas que não me contaram'', vem aí: ''Acordando pra Vida''. E no episódio de hoje vamos falar de Medicina.  A carreira que eu escolhi.

O objetivo desse post é orientar vocês que estão aí tentando se decidir quanto à fazer faculdade, qual curso escolher. Já informo o objetivo do post antes, pra vocês não pensarem que eu vou ficar aqui contando coisas da minha vida, blá blá blá... Vamos fazer um guia sobre a realidade do curso, pra que você que está na indecisão ou que já se decidiu por Medicina, saiba com o que vai lidar.

Adolescência é uma merda, é a pior fase da sua vida, e se já não bastasse a acne, pra acompanhar vem a responsabilidade de escolher a carreira que você vai seguir, a profissão que você vai exercer, o que você vai fazer da sua vida. Ao redor dessa escolha, estão pai, mãe, tios, avós, padrinhos, professores metidos. Um bando de gente esperando que você faça uma coisa extraordinária da vida, e o pior é que geralmente pra essa galera extraordinário é fazer Direito, Engenharia, Medicina. Qualquer carreira com mais de 4 anos e que faça você andar em roupas pomposas e carros caros.

Essas pessoas te sufocam com expectativas, te imputam responsabilidades e sonhos que não são seus. Às vezes o seu é fazer gastronomia e abrir um restaurante, mas seus pais querem um filho médico. O que eu tenho a te dizer é: Faça gastronomia e monte o seu restaurante. Porque ninguém é feliz vivendo o sonho do outro. Ninguém é feliz fazendo uma coisa que não quer fazer, ou fazendo uma coisa preferindo fazer outra coisa, vivendo para agradar as exigências de outro alguém e não suas próprias exigências. ESSA É A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ESCOLHER UMA PROFISSÃO! - O Profissional que não gosta do que faz é um profissional frustrado. O Profissional frustrado é frustrado em praticamente todos os ambitos da vida, não só no ambito profissional, porque ele precisa levantar TODO SANTO DIA pra passar O DIA TODO fazendo uma coisa que ele não gosta de fazer. Quando sua mãe te manda lavar a louça você já fica revoltado, imagina ter que lavar louça o dia inteiro, todos os dias. É a mesma coisa.

90% dos pais e mães no mundo inteiro sonham em ter filhos médicos. E nossos pais são as pessoas que fazem tudo por nós e por isso não queremos decepcioná-los.  Acontece que eles não podem viver por nós. Sua vida é a sua vida, e quem vai viver as partes boas e ruins, quem vai usufruir dos frutos e lidar com os problemas é VOCÊ!

Medicina é uma carreira que exige TUDO de você. TUDO, absolutamente TUDO.  São inúmeras festas, churrascos, reuniões de família as quais você NÃO vai estar presente. São madrugadas e mais madrugadas que você vai passar estudando. Uma enxurrada de estresse que está constantemente se despejando sobre sua cabeça. E uma responsabilidade que digamos, ...


Medicina não é brincadeira. Não é Grey's Anatomy. Não é glamour.  - Medicina é antes de qualquer coisa, uma responsabilidade ENORME que VOCÊ que quer cursar está prestes à assumir. Você vai trabalhar com o bem mais precioso das pessoas: A Vida. 

''O erro de um advogado, de um engenheiro se tapa com papel. O erro de um médico se tapa com terra!''. Ouvi essa frase no meu primeiro ano de curso e acho que é o que todos que estão prestes à seguir esse caminho precisam ouvir.

As pessoas armam uma platéia em volta dessa carreira, o que faz com que muitos se metam nela pelo ''glamour'', por desejo dos pais ou pelo salário gordo, já que é uma das profissões mais bem remuneradas (tem suas exceções). Hoje em dia antes de qualquer coisa, é no dinheiro que se pensa. 


Eu já vi muita gente entrando nesse caminho, e quando dá de cara com a realidade, com o esforço que é exigido e o tamanho da responsabilidade nas costas do aluno, pula fora. E sinceramente, é a melhor coisa que alguém (que não pensa em ser médico e sim no salário dele) faz! Porque não existe coisa mais deprimente que um Médico movido pelo dinheiro. E se você prestar atenção nas notícias, você vai ver que nesses casos as coisas geralmente não acabam bem. 

Faz tempo que eu quero falar desse tema aqui com vocês, e com certeza vamos ter muitos posts falando sobre todas as coisas boas desse curso. Medicina é fascinante. Mas eu faço questão que todos vocês, cogitando entrar nessa carreira, antes tenham plena consciência do que vão encontrar, de todas as dificiculdades. 

São incontáveis noites em claro estudando uma quantidade assombrosa de conteúdo, estresse multiplicado por mil, tempo subtraido, responsabilidade, ética, maturidade, respeito e amor pelo próximo.

 São 6 longos anos disso, e depois tem a residência. E ai você vai começar a ver o seu gordo salário caindo na conta todo mês, vai comprar seu carro caro, sua casa bacana, vai poder andar muito bem vestido. Mas pra isso você vai lidar com sangue, vômito, fezes, urina, todos os tipos de doenças, criancinhas remelentas, pais desesperados confrontando seus 6 anos de esforço com artigos da internet, pessoas nos níveis mais elevados de dor e desespero em que um ser humano pode chegar. Você vai ter lidar com a morte também. Vai chegar o dia em você vai ter que chegar diante de uma família e dizer: ''Fizemos todo o possível, infelizmente ele não resistiu.''. E é melhor que você faça isso com a consciência tranquila de que você REALMENTE fez tudo o que podia. 

Medicina não é o curso que se ''empurra com a barriga'', não é o curso que você passa colando do amigo, (ou pelo menos, não deve ser!). Medicina não é passar em provas, é ser Médico. É literalmente ter vidas em suas mãos. 

Dizer ''Eu quero ser Médico!'' é dizer que está preparado e até ansioso por passar por tudo isso. É dizer ''Eu quero ajudar as pessoas!''. É uma decisão que vem de muito pensar, avaliar com clareza e seriedade. Vocação pra isso não quer dizer que você tenha que ser aquela pessoa que sonhou em ser Médico a vida toda. Vi muita gente dizendo ''Sempre sonhei em ser médico, desde a barriga da minha mãe que eu não me vejo fazendo outra coisa, a primeira palavra que eu disse foi bisturi...'' e pular fora nos primeiros 6 meses. 




Comigo não foi assim. Na verdade eu já tinha uns 8 anos quando eu assisti Patch Adams e... 





Brincadeira. Minha decisão veio lá pelo colegial, depois de muitas dúvidas, de muitos questionamentos, pensei em fazer direito, jornalismo e até gastronomia. E até hoje, numa dessas madrugadas, depois de 36 horas estudando, às vezes eu me pergunto: ''Onde é que eu fui amarrar meu jegue?'' - Mas hoje eu não me vejo fazendo outra coisa da minha vida que não seja Medicina ♥. 

You May Also Like

0 comentários