Falando Sobre Alimentação Saudável

by - 11:04


Hola, chicas!  -   Antes de começar os posts sobre Alimentação Saudável, há algumas coisas que devemos esclarecer à respeito do tema e das receitas que vocês encontrarão aqui.

A primeira coisa: O que é uma Alimentação Saudável?  É comer ovo, batata doce e chá verde?  -  Não. Vamos começar pela palavra Dieta, que ao contrário do que muita gente pensa, não se restringe ao consumo de proteínas, corta gordura, corta carboidratos e táca-lhe chá! A palavra DIETA faz referência à cota de alimentos e líquidos que você ingere em um dia. Ou seja, Dieta, Alimentação e Hábitos Alimentares são a mesma coisa. 

Quando você procura um médico ou uma nutricionista para falar sobre o tema, eles vão armar uma Dieta especial para você, baseada nas suas necessidades, avaliando seu corpo, sua altura, seu peso, sua idade, seus hábitos, que atividade física você pratica, para investigar quantas calorias você gasta e assim saber quantas você deve ingerir. Se a pessoa tem diabetes, vão cortar os alimentos com açúcar refinado, se é hipertensa vão cortar o sal. Há também as pessoas que desejam aquele corpão de academia com aumento de massa muscular, então a dieta vai ser baseada num aumento do consumo de proteínas e no corte de alimentos gordurosos. 

Ou seja:  A Dieta ideal é relativa. Depende de suas características e necessidades. Porém, se uma pessoa se encontra num estado normal de saúde. Não tem diabetes, nem hipertensão, não sofre de nenhum problema no metabolismo, não está excessivamente acima ou abaixo do peso, essa pessoa pode se dedicar à uma Alimentação Equilibrada, conhecendo um pouco sobre cada tipo de alimento e aderir à uma dieta com hábitos saudáveis para conservar e melhorar sua saúde. 

Porque é tão importante ter uma Dieta Saudável?  -   Uma alimentação saudável é a base de uma vida saudável. Previne doenças cardiovasculares graves, previne doenças metabólicas, endócrinas, gastrointestinais, imunológicas, previne diversos tipos de Câncer.  Alivia a ansiedade e o estrés, melhora o sono. E não só melhora, mas é o grande determinante da Disposição que você terá para encarar o dia.

Os alimentos são o combustível do nosso corpo. Se o combustível não é adecuado, o corpo não funcinará bem. 


Então, o que seria uma Dieta Saudável?   -   As Leis da Alimentação dizem (dentre muitas coisas que eu não vou explicar aqui) que uma dieta saudável é aquela onde as calorias ingeridas são suficientes para suprir as calorias gastas no dia, que fornece ao corpo todos os nutrientes necessários para seu funcionamento (proteínas, carboidratos, lípidios, vitaminas, minerais, água) e que se adequa às necessidades do indivíduo. 


O Segredo para Os Nutrientes  -   Nós já sabemos que precisamos de todos eles, inclusive dos açúcares e das gorduras que são fontes de energia essenciais para nosso corpo. Porém, o segredo está em escolher corretamente os tipos de cada um. 

Com o Açúcar por exemplo, deve-se evitar alimentos que o contém em tipo refinado (bolachas recheadas, doces, bolos, sorvete) porque esses alimentos contém uma GRANDE quantidade de açúcar que é absorvida pelo organismo muito rapidamente pois é refinado, causando vários tipos de doenças e aumentando nosso depósito de gordura (para quem não sabe, parte do açúcar ingerido pode ser armazenado como gordura em nosso corpo).

Então a gente pega leve nos biscoitinhos e no sorvete de chocolate e começa a fazer mais uso do açúcar natural (das frutas, do mel) e do açúcar complexo (cereais, grãos e verduras),

Os Lipídios/Gorduras/Óleos devem ser trocados. Evite o consumo do óleo de origem animal (gordura da carne, a pele do frango, a banha do porco) e comece a usar óleo de origem vegetal, especialmente os azeites de oliva e óleo de girasol. (Evite o de Soja também)

- AH, Mas eu não tenho problemas com o colesterol, nem diabetes, nem hipertensão!
- Mas pode ter! 


Com respeito às vitaminas, todos estão cansados de escutar: ''Quanto mais cores, mais vitaminas!''. Elas estão nas frutas e nas verduras, que são os chamados ''Alimentos de Verdade''.

E por falar nisso, evite os Alimentos de Mentira, que são aqueles processados, estremamente industrializados, cheios de conservantes e ou compostos químicos, os quais nosso corpo não foi feito para absorver. 


O que vocês vão encontrar aqui  -   Eu tenho um 1,71 m de altura e peso 54kg, ou seja, eu sou muito magra. Grande parte da minha vida eu estive abaixo do meu peso ideal, hoje estou no limite. Se eu emagrecer um quilo já volto para ''peso muito baixo''. Meu metabolismo é muito acelerado então sou aquele caso de ''Come qualquer coisa e não engorda!''. Além disso eu sempre fui muito descuidada com a minha alimentação, piorou depois da correria da faculdade. Alguns dias são tão corridos, que eu costumava passar o dia todo sem comer absolutamente nada, lá pelas 16 hrs comer um sanduíche uma bolacha, um copo de leite quando chegava em casa e só. 

Em decorrência desses maus hábitos eu comecei à ter um desânimo sem fim (ou a perceber que todo o meu desânimo/preguiça eram gerados por isso), minha vida exige cada vez mais de mim e para que eu consiga suprir essas necessidades eu precisei adotar uma vida mais saudável, organizar melhor meu tempo para conseguir mante-la apesar da correria dos estudos e afazeres. Menos tempo (melhor aproveitado), porém mais saúde.

Mudei minha alimentação em qualidade e quantidade, comecei à comer comidas leves e cheias de nutrientes, diminui bastante o sal e o açúcar, passei as besteiras e alimentos gordurosos para (e somente para) um dia no final de semana, minha dieta agora inclui café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche, jantar (tudo leve e saudável), comecei a me exercitar e na primeira semana já posso dizer que senti a Senhora Diferença. Minha disposição, meu sono, meu rendimento, todos melhoraram considerávelmente para tão pouco tempo de bons hábitos. 

Então o que vocês irão encontrar aqui são as dicas que têm me ajudado (e muito) à manter uma vida ativa, saudável, bem disposta e organizada, e também as melhores receitas que estou descobrindo e criando para me cuidar, me sentir bem e até ganhar um pouco mais de massa muscular. Eu gosto de ser magra, não pretendo ser musculosa demais, mas quero melhorar meus hábitos e meu corpo. 

Eu não sou essas pessoas que conseguem comer aquelas omeletes de clara de ovo com banana e uma cara horrível, então podem ficar de olho porque aqui teremos somentes receitas saudáveis e gostosas. Sim, é bem possível! Confesso que eu tinha certo preconceito com as comidinhas fit, mas tenho adorado todas que tenho provado.


Cuide-se!  Não espere desenvolver uma doença para começar à melhorar seus hábitos. Viva bem, dê valor ao corpo e à vida que você tem. A gente quase sempre perde muito tempo com coisas desnecessárias, espera que outra pessoa venha cuidar da gente. Cuide você mesma! Cuidar do seu corpo é o maior e mais necessário ato de amor próprio. 


Acompanhe nossos posts, tenho certeza de que vão te ajudar muito!
Me siga no instagram onde eu estou dando várias dicas e receitas todos os dias: @CamiloDebbie
besos besos!

You May Also Like

0 comentários