Wishlist Literária ~ #1

by - 11:58

Não tem coisa mais triste do que não ter tempo para ler um livro que você está louca para ler.

Geralmente, quando me interesso por um livro já compro e já leio 2 vezes seguidas. Mas com a minha mudança para a Argentina  não está sobrando tempo mesmooo! Então eu vou anotando os nomes numa listinha e quando a correria acabar me jogo neles.

Já tem  títulos nessa 'listinha', e resolvi compartilhar ela com vocês, já que faz um tempão que eu não falo sobre literatura aqui, então... here we go::

~ O Visconde Partido em Dois ~

Autor:  Italo Calvino

Sinopse... Uma espécie de árvore genealógica do homem contemporâneo, alienado, dividido, incompleto. É a história de Medardo di Terralba, o voluntarioso visconde que, na defesa da cristandade contra os turcos, leva um tiro de canhão no peito, mas sobrevive, ficando absurdamente partido ao meio, a metade direita atormentada pela maldade e a esquerda, pela bondade. "Ainda bem que a bala de canhão dividiu-o apenas em dois", comentam aliviadas suas vítimas.

Esse livro meio que me lembrou O Médico e o Monstro (um dos melhores livros que já li na vida!). Tudo que fala sobre Dualidade do Ser, chama minha atenção. O descobri na página Grifei Num Livro, que eu já recomendei num post aqui. Um trechinho dele me deixou toda intrigada:

'' ... - Que se pudesse partir ao meio toda coisa inteira ... que todos pudessem sair de sua obtusa e ignorante inteireza. Estava inteiro e para mim as coisas eram naturais e confusas, estúpidas como o ar. Acreditava ver tudo e só havia a casca. Se você virar a metade de você mesmo, e lhe desejo isso, jovem, há de entender coisas além da inteligência  comum dos cérebros inteiros. Terá perdido a metade de você e do mundo, mas a metade que resta será mil vezes mais profunda e preciosa. E você há de querer que tudo seja partido ao meio e talhado segundo sua imagem, pois a beleza, sapiência e justiça existem só no que é composto de pedaços. (...)''


~ Crime e Castigo ~ 

Autor: Fiódor Dostoiévski 

SinopseNarra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito. O livro/romance se baseia numa visão sobre religião e existencialismo com um foco predominante no tema de atingir salvação por sofrimento, sem deixar de comentar algumas questões do socialismo e niilismo.

Como amante de clássicos que sou, tenho até vergonha de dizer que nunca li esse livro. Adoro livros polêmicos, que misturam religião, psicologia, sociologia. Crime e Castigo é um livro que há muito tempo quero ler, mas sempre aparece um na frente. Vai ser o primeiro dessa lista à ser lido.

'' (...) Oh! Que desmancha-prazeres! Os princípios! Tu te moves por princípios, como se fossem molas, não te atreves a atuar livremente; para mim o fundamental é que o homem seja bom. E, francamente, reparando bem, em todas as classes não há muitas pessoas boas. (...) "



~ Adultério ~ 

Autor: Paulo Coelho

Sinopse: Uma mulher de cerca de 30 anos começa a questionar a rotina e a previsibilidade de seus dias. Aos olhos de todos, ela tem uma vida perfeita: um casamento sólido e estável, um marido amoroso, filhos doces e bem-comportados, um emprego como jornalista do qual não pode se queixar. Porém já não consegue mais suportar o esforço que precisa fazer para fingir felicidade quando tudo o que sente pela vida é uma enorme apatia. Tudo isso muda quando ela encontra um ex-namorado da adolescência. Jacob agora é um político bem-sucedido e, durante uma entrevista, acaba despertando nela algo que havia muito ela não sentia: paixão. Agora ela fará de tudo para conquistar esse amor impossível, e terá que descer até o fundo do poço das emoções humanas para enfim encontrar sua redenção.

Adultério foi inspirado em relatos de internautas e foi lançado no início desse ano. Leiam esse trecho e tentem não se interessar ::  

'' (...) Afinal, eu seria a última pessoa do mundo a adimitir que preciso de ajuda. Este é o meu problema: o vulcão explodiu e não dá mais para colocar a lava de volta para dentro, plantar árvores, aparar a grama e pôr ovelhas para pastar ali. Eu não merecia isso. Sempre tentei atender às expectativas de todo mundo. Não tenho nenhuma obsessão que ocupe minha cabeça - como fazer dieta, por exemplo. Ou mania de arrumação, sempre achando defeitos no trabalho da empregada. Não posso descarregar minhas frustrações procurando ser uma supermãe, porque as crianças iriam se ressentir disso pelo resto da vida. E agora? (...)''




~ Confissões de um Cafamântico  ~ 

Autor: Ricardo Coiro


'' ... Digno de vários: “Nossa que delícia”, para ler, comprar, tirar foto nua, deixar na cabeceira da cama e comer Snow Flakes (...) ''




Ricardo Coiro, colunista do Entenda os Homens, Catwalk, AreaH... Conheci a pouco tempo e já me tornei fã. Basta dar uma lida nos artigos dele para querer comprar o livro imediatamente. O tipo de cafajeste que a gente adora. Confiram um trecho do livro:



“ (...) Agora, vendo você inteiramente realizada e entregue ao sono pesado dos trabalhadores braçais, entendo que em minha busca diária por alguma demonstração física de sua satisfação carnal, eu procurava mais do que seus tremores e que, nas suas poças de gozo derramado, encontrava a melhor forma para, enfim, sentir-me potente, eficiente e, muitas vezes, até superior aos tantos outros bichos incapazes de prover respirações ofegantes como aquelas que causei em você enquanto a cidade toda dormia. (...) ”



 Conta aí nos comentários se você já leu um desses livros, e quais você pretende ler ainda esse ano! ;)

@debbieacastro

You May Also Like

0 comentários