Guia do Sono ~ Dicas para dormir bem...

by - 10:42

Quem nunca teve aquela sensação de cansaço absurdo, logo após acordar?

Não é preguiça não, meninas. É realmente possível já acordar cansada e com sono.

Isso acontece devido a noites mal dormidas. Muitas pessoas ainda pensam que para descansar basta dormir; e que para dormir basta colocar a cabeça no travesseiro. NEGATIVO!

O estudo do sono é bastante complexo, vocês não fazem ideia. Por exemplo, sabiam que é nas primeiras 3 horas de sono que sua pele se restaura, nutri e regenera?

Nessa minha correria de faculdade, trabalhos e provas, o stress tomou conta e eu acabei pra lá da exaustão... e dormir realmente não estava adiantando.

Na verdade o cansaço e o stress do dia-a-dia podem chegar à um certo ponto em que não causam sono, mas sim insonia.  Uma noite mal dormida pode fazer o efeito reverso do convencional. Para que isso não aconteça eu trouxe para vocês dicas de como dormir com anjos e acordar linda, descansada e disposta para um novo dia de correria.

1~ Dormir depois do almoço ajuda à dormir melhor pela noite.  Esse cochilo depois de almoçar, que muita gente não vive sem, te deixa mais relaxada durante o dia, diminuindo a ansiedade que causa insonia durante à noite.

2~ Nada de café após o meio dia. Cafeína depois do almoço é um dos fatores que contribuem para aquelas vezes em que acordamos no meio da noite ou dormimos inquietas.

3~ Exercitar-se melhora a qualidade do sono. Quando nos exercitamos pela manhã, nos livramos do stress, ficamos mais dispostas, nosso animo e nosso humor também... e pela noite vem a necessidade de recuperação que nosso corpo precisa, tudo isso contribui para uma boa noite de sono.

4~ Melatonina é um hormônio que controla a parte do cérebro responsável pelo ciclo do sono. Você pode ingerir esse hormônio comendo peixes (principalmente Salmão e Atum), verduras, frutas e cereais.

5~ Falando em Alimentação: Algumas proteínas ajudam no sono, por exemplos as que são encontradas nas Amêndoas.

6~ Evitando alimentos de difícil digestão no jantar, você também evita passar a noite em claro com o estômago 'pesado'.

7~ Relaxar, relaxar e relaxar... Como disse antes, deve-se livrar do stress durante o dia, pois é ele que causa a insonia. Uma boa maneira de se fazer isso é praticando Yoga. Conheça os inúmeros benefícios da Yoga nesse post aqui!

8~ A luz é um sinal para o seu cérebro, que diz que está na hora de despertar. Por isso, livre-se da claridade. Um outro bom concelho é trocar a televisão 'pré-sono' por uma boa leitura com pouca luz.

9~ Chás são uma ótima opção. Não possuem cafeína e ajudam ã relaxar. A boa e velha Camomila e o chá de Limão são boas escolhas.

10~ Um banho relaxante, demorado e com direito à velas aromáticas, óleos (muita aromaterapia), antes de dormir, pode ser o que faltava para ter uma excelente noite de sono.

É importante lembrar que se nada disso está adiantando, sua insonia já está em um nível além do natural. Nesse caso é bom procurar ajuda de um medico que poderá receitar um calmantezinho  para te auxiliar.

Teste essas dicas e conte para a gente o que resolveu suas noites de insonia...
Até  o próximo post, beijos da Debbie!

You May Also Like

5 comentários

  1. realmente dormir ajuda muiiiittto em tudo se não dormimos bem o dia é péssimo.
    Essas dicas valem ouro termos de por em pratica uma a cada dia pra no fim acabar seguindo se não for todas pelo menos a maioria, né bjs

    http://hojevoudebatom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nooossa.. Se eu ficar sem dormir direito me faz um mal danado.
    Gostei do seu blog..
    Vou te seguir ta ;)

    Beijoos Lindona

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber, vai mim ajudar...

    meninas dei uma passadinho no blog ta mt boom ve la
    www.ninitasousadas.blogspot.com

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  4. Oiiii muito bom seu post e dormir é uma das melhores coisas, suas dicas ajudam!!! Bjus Jaque

    ResponderExcluir
  5. Verdade!!! Ótimo post! Estou seguindo seu blog, adorei!
    Bjos

    http://graziellencristina10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir