Meu Estranho Hobby

by - 07:28


Vou contar uma coisa que só quem me conhece bem sabe: Eu tenho um estranho amor pela Rússia. Bem estranho mesmo! Eu nunca estive lá. Eu não conheço nenhum russo. Eu também não entendo bem de onde vem isso.

Tudo começou há uns 10 anos atrás quando eu assisti um episódio de Comidas Exóticas no Travel Channel. Aquele com o Andrew Zimmern, vocês se lembram? Aquele gordinho carismático que saía pelo mundo comento de tudo. Meu Deus, eu amava esse programa. Eu assistia todos os episódios. Até aquele bem asqueroso em que ele comia ''minhocas fresquinhas'' recém retiradas de dentro de um toco.

Um dia ele foi para São Petersburgo. E foi bem nesse dia que eu me apaixonei pela Rússia. Uma das primeiras paradas desse episódio foi no Kuznechny Rynok, um mercado da cidade.  E aqui vocês vão descobrir outra coisa estranha sobre mim: Eu amo cores, eu amo verduras, eu amo cozinha e EU AMO MERCADO!

 Sim, eu já sei que isso é coisa de gente velha! Vocês ficariam bastante surpresos em saber quantas semelhanças eu compartilho com a terceira idade! Mas não vamos seguir por esse caminho!

Eu me apaixonei pelo mercado. Pelos palácios. Pela arquitetura. E aí eu comecei a pesquisar mais sobre o país e fui me apaixonando cada vez mais.

Não tem passagem grátis para Disney nem estadia em Dubai que me façam tirar a Rússia do primeiro lugar da minha Lista de Países que Eu Pretendo Visitar assim que eu deixar a minha condição de universitária quebrada.

É um verdadeiro fascínio por tudo o que vem de lá. Especialmente o Idioma. Então eu comecei a aprender russo várias vezes na minha vida e acabava deixando de lado porque eu não sabia organizar bem meu tempo. Hoje em dia estudar russo é um hobby que pratico diáriamente. É meu momento relax. Calma! Eu tenho vários outros! Eu não sou nerd!  Mas confesso que me divirto bastante aprendendo esse idioma.

Nunca ouviu ninguém falando russo?  Dá uma olhadinha nesse video então:



Soa diferente, né? Agora olha o alfabeto:


Aprender a desenhar essas letras está sendo um luta. Mas é LINDO ♥

O idioma russo é forte, confiante, lento e complexo. E lindo! (sim, de novo!). E dá para aprender EM CASA, SEM GASTAR NADA! 

Por incrível que pareça, apesar de não ser uma língua muito popular, há centenas de cursos de russo online, totalmente gratuítos. Quer aprender?  Confira:












Nesses sites você pode encontrar lições para todos os níveis, podcasts, conversação e tudo mais. Também existem apps ótimos. Os aplicativos são mais dinâmicos, a maioria trabalha mais através da memória. 

Essa coisa linda de papel de parede se chama Chico! O App na imagem à direita é o Bravolol. Já vou avisando que a maior parte do conteúdo é paga. É um bom guia especialmente para quem está viajando para a Rússia (Mundial chegando!) e não sabe nem o que significa стоп!

 O Mondly é para quem quer aprender Russo de verdade. É ótimo para praticar. Boa parte do conteúdo é paga, mas é um app que vale a pena. As lições diárias são gratuítas e nelas você aprende desde palavrinhas aleatórias em um determinado tema, até conjugação de verbos. Completando todas as lições diárias você tem acesso grátis a lição semanal, que é um repasso do que foi visto na semana. Completando todas as lições diárias e semanais você terá acesso a lição mensal.



O Learn Russian é o único app realmente grátis. São centenas de frases em variados temas. Excelente guia de viagem e ótimo para quem quer aprender o diálogo do dia a dia, por assim dizer.



Memrise é a forma mais dinâmica de praticar o idioma. São palavrinhas aleatórias, o aprendizado é uma espécie de jogo. Ótimo para matar o tempo praticando o idioma. Mas você vai precisar de beeeeem mais que isso se quer realmente apredê-lo.

 


Agora, isso é um supermercado de Moscou. Simples, né?









E isso é Rússia ♥. Deu vontade de aprender o idioma agora? 

Instagram: @CamiloDebbie
besos!


You May Also Like

0 comentários