Deus e Eu (...)

by - 18:34


Minha vida religiosa foi dividida em muitas fases. Quando eu era criança minha família ia à igreja uma vez na semana, eu, assim como um 50% das crianças na igreja, dormia (os outros 50% corriam do lado de fora).Conforme fui crescendo veio a fase da religião mecânica. Aquela fase do reza pra Deus não te castigar, reza pra sua vida não ser uma merda, reza pra o problema ir embora. ler a bíblia como uma obrigação que era cumprida apenas com uma simples leitura. Rezar um padre nosso antes de dormir, aquele rezado bem rápido, quase que pulando algumas partes. Só pra rezar mesmo e poder dormir.

Lá pelos meus 14 anos veio a fase dos questionamentos, aquela fase onde você quer formar suas opiniões. Eu fui criada no catolicismo, era uma época onde o escandalo da pedofília na igreja estava na mídia todos os dias e o professor de história sempre contava da fortuna escondida no Vaticano, que poderia matar a fome da humanidade. Era basicamente Padres Pedófilos X Pastores Ladrões. Resolvi procurar outra religião pra mim. Conheci pessoas de outras religiões. Não concordava com elas também. Houve uma época em que o Espiritísmo me chamou atenção, mas mesmo achando interessante, eu já acreditava que quem se foi, se foi. E nós temos que deixar-los ir. Teve um breve período em que eu experimentei uma quase que total falta de fé. Depois disso eu vi que as religiões me deixavam confusa, e que Deus e religião eram coisas diferentes. Então passei a me considerar Deísta. Que para quem não sabe o que é, deísta é uma pessoa que acredita em Deus mas que não segue nenhuma doutrina religiosa.

Eu não sei dizer bem como ou quando aconteceu. Quando eu fui morar sozinha pela primeira vez, longe da minha família, eu tive a oportunidade de ver a vida pelos meus olhos. É lógico que nossos pais sempre querem o melhor para nós e que é dever deles nos guiar. Mas chega um momento onde você precisa comprovar as coisas e o que te contaram não é mais suficiente.

A verdade é que a maioria das pessoas não entendem Deus. E por não entenderem elas também não sabem explicá-lo. Então a gente cresce ouvindo que ''Deus castiga, Deus vai te castigar, não faz isso porque é pecado!''. A gente cresce vendo Deus como um carrasco, castigador, intolerante. Porque nós somos carrascos, castigadores, intolerantes. Nossa forma de ver a vida reflete o que somos. Nossa forma de ver Deus também. Então quando nós somos mediocres nós pensamos que Deus também é. Nós usamos ele para apoiar muitas de nossas ignorâncias e até maldades. Isso não é novidade. Tem gente por aí matando no nome dele. E essas pessoas não são as únicas pessoas a distorcerem Deus.

Quando dizem que Deus fez o homem à sua imagem e semalhança, não quer dizer que Deus é igual à você. Quer dizer que você deve trabalhar para ser semelhante à ele. A religião é uma interpretação da idéia de Deus. O problema é que assim como líderes de estados, existem muitos líderes religiosos que (seja qual for o motivo) ''interpretam'' a Deus da maneira como lhes convém. E as pessoas como não estão acostumadas a pensarem por sí próprias (assim como no caso dos estados), seguem o ritmo.

Deus não é complexo. Ele é grandioso, mas nossas mentes são pequenas demais, mediocres demais. Ficamos presos em detalhes, nós buscamos magias, dramatizamos, polemizamos, criamos conflitos. O ser humano é complicado. Nós é que complicamos a vida, que em si é simples. Assim como Deus é. Eu acho que posso dizer que desde os meus 18 anos estou nessa saga para entendê-lo. E hoje, apesar de não ter todas as respostas, eu acredito ter uma mente grande o suficiente pra isso.

Deus é um pai. O melhor deles. E é simples assim. Ele quer o melhor para nós. E quer te ensinar o que é melhor para você. Mas nós queremos saber muito, quando as vezes o que está embaixo do nosso nariz é a simples e única resposta que precisamos. Queremos uma explicação exorbitante para Deus. Buscamos por grandes milágres que nos convençam, quando tem um monte de pequenos milágres acontecendo todos os dias ao nosso lado, mas a esses nós ignoramos porque queremos sempre mais e mais.

É a mesma coisa com a Vida. Nós vivemos procurando um sentido exorbitante para ela. Tem gente que acredita nas missões. Em finais felizes. Em um momento determinado em que você vai entender tudo e tudo vai fazer sentido, e você terá aprendido tudo o que tinha para aprender e a partir daí é só alegria. Mas não é assim. O sentido da Vida é viver. Não tem finais felizes. Tem dias felizes, dias não tão felizes. Tem dias merdas. E assim seguimos, sempre aprendendo, sempre nos perguntando. Lidar com isso é fácil quando você aceita que não tem que ter resposta para tudo, porque se você tivesse, ainda assim não teria o que fazer com elas e ficaria insatisfeito da mesma forma.

O segredo é a simplicidade. Deus não quer que você seja perfeito, ele quer que você dê o melhor de si. Ele não quer que você seja imaculado, ele sabe que te fez humano. Deus quer que você seja bom, que tenha a boa vontade de ajudar quando for capaz, que faça o bem sempre que tiver a oportunidade de fazê-lo, que use os dons que ele te deu para fazer a diferença. Sejam eles quais forem.

Quem acompanha o blog sabe que há pouco tempo eu dei uma reviravolta na minha vida, nos meus hábitos. Eu não contei o porque disso ainda. Deus me deu um corpo perfeito, com duas pernas, dois braços. Ele me deu uma vida de presente. De repente (depois de 20 anos) eu me dei conta de que o mínimo que eu posso fazer em agradecimento é cuidar bem do que ele me deu. Não foi um milágre que aconteceu do dia pra noite. Levei muito tempo para entender a lógica de Deus, algumas porradas (que eu procurei) e muitas lições para entender que a banda estava tocando e eu não estava sabendo dançar. Se as coisas não andam bem, é porque você não está sabendo lidar com elas. Deus está aí o tempo todo pronto para te dar um recomeço. Problemas todos temos, coisas ruins acontecem com todo mundo. A vida é isso e temos que saber encarar. E a melhor forma de encarar a vida é com Deus ao nosso lado.

Olhando para trás agora eu vejo, que nunca duvidei da existência dele, eu procurava os motivos certos para acreditar. E os encontrei. Deus não se afasta de nós, nós é que nos afastamos dele. Procure-o e você o encontrará. Mas não chama ele com aquele salmo rezado às pressas não. Deus é o melhor amigo que você pode ter, trate-o como tal. Chame ele pra bater um papo e você vai descobrir que tudo vai ficando mais leve, vai se encaixando, clareando e que as respostas as quais você tanto precisa já estão dentro de você. E você pode enxerga-las e aceita-las quando você deixa cair por terra suas mesquinharias, suas arrogâncias, suas vaidades, seus complexos e suas hipocrisias. Quando você se vê como parte de um sistema, e não como o centro dele. Não é uma tarefa fácil, como eu disse, para mim levou anos. Mas é tudo o que você precisa para encontrar a felicidade que você procura.


Dedico esse texto à Deus, que é meu melhor amigo, que sempre está e sempre esteve do meu lado, que cuidava de mim mesmo quando eu não dava muita bola pra ele, que me ensina o que tenho que aprender, guia os meus passos, coloca no meu caminho as pessoas que tem que estar nele e tira as que não devem ficar e que me ajudou e me ajuda todos os dias em muitas coisas, mas especialmente em jogar no chão meus excessos, meus medos, minhas hipocrisias e minhas arrogâncias. À minha irmã que sempre me incentivou à procurar por ele. E à vocês que estão procurando!

@CamiloDebbie ♥ 

You May Also Like

0 comentários