Como vencer a Timidez

by - 10:21


''A timidez é o mais vulgar de todos os fenómenos. O que há de mais vulgar em todos nós é termos medo de sermos ridículos...'' 
- Fernando Pessoa 

Esse GIF realmente representa a classe!

Por todas as ladainhas que eu vivo escrevendo aqui, posso parecer uma pessoa super desinibida e extrovertida, quando sou justamente o contrário.




Timidez é um problema que me afligiu a vida toda e que, assim como em muitas pessoas, faz parte de quem eu sou.

Em algum momento da sua vida, provavelmente na infância, você se expôs de tal forma que não agradou à certas pessoas. A Timidez vem da repreensão de pais rígidos, vem do bullying, da rejeição partida de outros  ao nosso verdadeiro eu, em fases iniciais da vida. Assim surge o medo de se expor, o medo de parecer idiota ou ridículo ao expor as próprias idéias, de não agradar aos demais. Para os tímidos é melhor ficar em silêncio, só ouvindo e não arriscar.

Ser tímido é deixar de ir à um milhão de festas, encontros, eventos, por medo da avaliação dos outros. É a vergonha inconsciente de ser você mesmo. É viver em função dos outros. É não viver. A timidez é uma mordaça na boca, e uma corrente enrolada nos braços e pernas de quem a carrega.

Mas apesar de tímida, eu sou da filosofia de que você NÃO deve deixar que nada nessa vida te impeça de viver ou de ser que você é. Seja um hábito ou uma pessoa, ou várias pessoas. Eu li artigos, teorias e assisti milhões de videos sobre o tema. E pensei... pensei... pensei... O mal do tímido é pensar demais. Nós pensamos, avaliamos demais e fica por isso mesmo. Pensar demais estraga as coisas.

Daí vem o ditado: ''-Pense duas vezes antes de...''  É para pensar só duas vezes! Alimente o hábito de pensar demais e logo logo você vai abrir os olhos e se dar conta de que você passou A VIDA INTEIRA só pensando.

...  Quando na verdade a timidez só pode ser resolvida da maneira mais simples e óbvia possível:: Com a boa e velha LÓGICA!  

É assim que eu resolvo a minha, todos os dias. E assim que você vai resolver a sua. Porque nada muda em passes de mágica. Assim como lutar contra a insegurança e o pessimismo, lutar contra a timidez é uma tarefa diária, é exercício feito em passos simples, mas todos os dias.


♦ A primeira coisa que nos move é a vontade de não mais permanecer no lugar onde estamos. O tímido sempre tem sua zona de conforto, livre de rejeições, a qual por esse motivo ele evita deixar. Só que... sua Zona de Conforto é e sempre vai ser a mesma coisa. Saiba que fora dela não existe somente coisas ruins, não necessariamente é a Zona de Desconforto.

Fora da Zona de Conforto estão muitas pessoas que vale a pena conhecer, gente interessante com as quais você pode aprender tantas coisas e ter  incontáveis bons momentos, risadas, boas memórias. Essas são as coisas das quais você anda se esquivando por um medo bobo de não agradar aos demais...

♦  ... Por isso lembre-se que: Ninguém agrada à Gregos e Troianos. Nem Jesus agradou todo mundo. Então não tem motivo para você tentar fazer isso. Ninguém é perfeito. E não existe coisa mais chata do que gente tentando ser perfeita. Porque gente tentando ser perfeita é gente tentando ser o que não é.


♦ Se as pessoas que estão à seu redor, são pessoas que criticam excessivamente, de forma grosseira, que fazem piada e vivem tentando diminuir os demais, você está no meio errado. Fique sabendo que essa gente está longe de ser bom exemplo e nem eles mesmos acreditam que são tão bons assim.

Gente que humilha, rebaixa e menospreza os outros, é gente que carrega miséria dentro de si. E por isso precisa empurrar os outros para baixo para se sentirem melhor consigo mesmo. Não perca seu tempo com gente superficial, mediocre e intolerante, não tente agradá-los, nem fique perto, muito menos queira discutir com eles, porque isso seria o mesmo que ler poema para um cavalo.

Procure pessoas interessantes. Pessoas interessantes estão sempre interessadas em conhecer outras pessoas, outros pontos de vista, outras ideias, e acima de tudo: PESSOAS INTERESSANTES RESPEITAM tudo isso.


♦ Saiba que da mesma forma que é impossível agradar à todos, também é impossível desagradar à todos. É impossível que TODO MUNDO em um determinado meio te rejeite.


♦ Outro ponto importante é lembrar que você NÃO É o centro das atenções. Nós tímidos quase sempre pensamos que quando chegarmos à um determinado lugar, todos vão ficar nos encarando e avaliando o tempo todo. Na verdade, isso nunca acontece. Então relaxa!


♦ Se abra e seja você mesmo. Esteja aberto à novas conversas e à novas ideias. Fale das coisas que você gosta, de onde você veio, dos seus objetivos, e também conheça os demais. Converse com a moça do caixa, com o padeiro, com a pessoa ao seu lado na fila. Fale sobre o clima, sobre política, sobre o que você viu no jornal. Tem um mundo aí fora, cheio de possibilidades e ideias das quais você nunca ouviu falar. Busque-as.


♦ Não evite pessoas nem lugares (salvo pessoas e lugares ruins). Vá na festa, vá ao shopping, vá no almoço que marcaram. Vá ao cinema, e à livraria, e ao parque... A vida é muito curta! A frase pode ser clichê, mas não quer dizer que não seja verdade. A Vida é realmente muito curta para ficar inventando desculpas, para não ir ali porque tem vergonha, não ir porque ficou com raiva, porque brigou, porque não conhece.

Experimente coisas novas, conheça lugares novos. Saia do comodismo . 


♦ Não tenha medo de se expor, nem de ser você mesmo, pelo contrário, tenha medo de ser o que você não é. Não tente ser igual aos outros, não tente se encaixar nos moldes que a ''sociedade'' criou. Gente ''normal'' é chata. Gente igual entedia.

Vivemos em um mundo onde tudo ao redor é a mesma coisa. Um monte de gente vestindo as mesmas roupas, usando os mesmos perfumes, ouvindo as mesmas músicas, falando sobre os mesmos temas superficiais. É o mundo das modinhas. Isso é bem deprimente.

Assuma suas idéias, seus gostos, seus hábitos. Sem se importar com o que os outros vão dizer, se vão te julgar, se não vão gostar. Para o outro ser feliz é uma coisa, para você é outra.


Para resumir, trate de espalhar coisas boas, preocupando-se mais em agradar à você mesmo do que aos outros. Pense se você está ''se agradando, se fazendo feliz, se deixando orgulhoso''. Se abra, deixe sair e deixe entrar. Pense positivo e afaste pensamentos e pessoas negativas. 

Esses dias li uma coisa por aí e quero compartilhar com vocês: Se alguma vez você tiver medo de expor uma idéia, lembre-se que uma vez em Hollywood alguém disse: ''Vamos fazer um filme com tubarões viajando em tornados!'' - E esse filme realmente foi feito!

instagram :: @camilodebbie

You May Also Like

0 comentários